sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Inventor jalesense quer acabar com a dengue

O agricultor Irídio do Nascimento residente no córrego da Sofia, zona rural do município de Jales, é inventor e está trabalhando na construção de uma máquina para ajudar no combate…

O agricultor Irídio do Nascimento residente no córrego da Sofia, zona rural do município de Jales, é inventor e está trabalhando na construção de uma máquina para ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue. Ele não dá detalhes do seu projeto, nem deixa fotografar ou filmar o “laboratório” onde o mesmo está sendo desenvolvido.

Irídio que reside em Jales desde 1952, onde chegou com sete anos de idade, diz que a máquina que objetiva eliminar o mosquito aedes aegypti é “ecologicamente adaptada para sua finalidade”, pois não utiliza nenhum tipo de veneno.

“Basicamente é um sistema que altera a umidade do ar e impede a proliferação do mosquito. Não posso dar mais detalhes, pois pretendo patenteá-la,” explica Irídio, fazendo segredo do seu invento.

O inventor jalesense diz que já projetou equipamentos para exercícios físicos e para pesca amadora e profissional. Inventou também um chuveiro que esquenta a água sem usar energia elétrica ou energia solar e um equipamento para uso veterinário que serve para “desengasgar” vaca. Além da máquina contra o mosquito da dengue, Irídio está desenvolvendo um sistema de irrigação para horta com pivô central, que rega verduras e legumes e ao mesmo tempo espalha fertilizantes e fungicidas, com iluminação acoplada que permite o trabalho à noite.

Irídio e a sua esposa Ínis Pereira Nascimento, visitaram na terça-feira, dia 16, a Prefeitura de Jales, sendo recebidos pelo chefe-de-gabinete Francisco Melfi. Irídio solicitou apoio da prefeitura para prosseguir em suas experiências, patentear e divulgar os seus inventos. O casal tem 3 filhos e 4 netos.

Foto: Irídio e sua esposa Inis Pereira Nascimento

Notícias relacionadas