domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Inventor cria vassoura inspirada em Harry Potter e voa por ruas

Um inventor de Belo Horizonte criou uma vassoura de Harry Potter e “voa” pelas ruas da capital mineira neste meio de transporte curioso. Alessandro Russo, de 28 anos, contou ao…

Um inventor de Belo Horizonte criou uma vassoura de Harry Potter e “voa” pelas ruas da capital mineira neste meio de transporte curioso. Alessandro Russo, de 28 anos, contou ao G1 que a ideia surgiu em janeiro deste ano.

“Eu vi um vídeo na internet com duas menininhas, de uns 4 anos de idade, andando em cima de um hoverboard [skate elétrico] e segurando um cavalinho entre as pernas. Pensei: e se fosse uma vassourinha? Aí me deu o ‘clique’ e pensei em um equipamento que trabalhasse a inclinação”, disse Alessandro.

A vassoura é acoplada a um monociclo elétrico e o peso suportado depende dele, podendo chegar a 120 kg.

“Meu melhor amigo, o Henrique Suarez, trabalha numa fábrica de cozinha industrial. Eu já fui desenvolvedor de jogos para dispositivos móveis, fiz bastante modelagem tridimensional. Então fiz o modelo da vassoura 3D, enviei para ele e ele disse que era super possível de fazer”, relatou.

Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.K. Rowling, o objeto de desejo das crianças, que se espremiam em frente a uma vitrine no Beco Diagonal, é uma vassoura Nimbus 2000. Já no bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, é a Nuvem que chama atenção, quando o inventor passa montado nela.

Além de empreendedor, Alessandro é professor de inglês, acupunturista e sensei de Aikido. Ele ganhou o primeiro livro de Harry Potter aos 8 anos de idade.

“Foi antes de lançar o filme. Eu fiquei completamente louco. Não sou um leitor voraz, mas Harry Potter é realmente um dos únicos livros que li por gosto”, relembrou.

A equipe por trás – ou em cima – da vassoura é formada por outras cinco pessoas, de áreas como design, jogos digitais e marketing. O grupo já produziu quatro modelos diferentes de vassouras e dois suportes.

A invenção pode ser útil também para um novo formato de quadribol, esporte inspirado no universo de Rowling que mistura handebol, queimada e rúgbi. Em Belo Horizonte, inclusive, existe um time que, antes da pandemia, treinava nos gramados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Com certeza a gente testou! Jogar a bola um para o outro é bem tranquilo. O pomo de ouro a gente amarrou em um drone. A gente não quer mexer nesse esporte de quadribol que já é praticado. A gente quer propor uma nova versão que vai se jogada em cima de vassouras”, afirmou Russo.

Uma plataforma de financiamento coletivo foi criada, em uma página canadense, para viabilizar a produção de um número maior de peças. Quem tiver interesse pode comprar o modelo mais simples por cerca de R$ 900.

O cabelo platinado de Alessandro, no maior estilo Draco Malfoy, rival de Harry na saga, engana:

“Eu não sou da Sonserina não! Eu sou da Lufa-Lufa!”, brincou.

Notícias relacionadas