sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Intérprete de Libras acompanha parto de paciente surda

A intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Saúde, Emily Ribeiro, acompanhou o parto da paciente surda Maria Fabiana Alves de Souza, de 33 anos, que deu à luz o…

A intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Saúde, Emily Ribeiro, acompanhou o parto da paciente surda Maria Fabiana Alves de Souza, de 33 anos, que deu à luz o terceiro filho na Santa Casa de São José do Rio Preto, no interior de SP. O bebê – que recebeu o nome de Miguel – nasceu no dia 11 de junho, pesando 3.830kg e com 49 cm de estatura.

Miguel é o terceiro filho de Maria Fabiana, que tem também uma menina de 7 e um menino de 14 anos. Com o marido, Armando Sirotto Neto, é o primeiro. A puérpera, que veio do Acre, conta que nas outras gestações não teve o acompanhamento pré e pós-natal.

“Fui acompanhada apenas por familiares, então nessa gravidez me senti muito segura com a presença da Emily, pois conseguia entender as consultas e também tirar minhas dúvidas”.

Ela também elogiou o atendimento do pré-natal, realizado na UBS Vila Elvira.

“Conseguia sentir o coração do bebê, pois o dr. Clodoaldo colocava o monitor que emitia sons encostado em mim, para que eu sentisse as vibrações do coração. Todo meu acompanhamento foi muito inclusivo e acessível. Me senti acolhida pelo trabalho da intérprete e dos profissionais que me ajudaram até esse momento”.

Este é o terceiro parto que a intérprete de libras acompanha. Os outros dois foram nos dias 21/9/21 e 6/1/23. “Os três partos que acompanhei foram emocionantes, tanto pra mim quanto para as gestantes. Fico muito feliz em poder participar desse momento com elas, proporcionando acessibilidade e acolhimento”, afirma Emily, que trabalha na rede desde 2021.

O serviço de interpretação de libras é oferecido pela rede municipal de Saúde há 12 anos. Atualmente, a assistência é realizada por duas intérpretes que acompanham os pacientes surdos por ligação de vídeo e de forma presencial.

“Nós fazemos toda a comunicação entre os profissionais e os pacientes, garantindo assim a acessibilidade e a compreensão dos tratamentos oferecidos”, reforça Emily.

A média mensal de atendimentos das intérpretes é de 170 a 200. No entanto, os cadastros de pacientes chegam a 374, pois incluem os pacientes surdos e familiares, como crianças que são filhos de pai/mãe surdos.

“Oferecemos um atendimento integral, desde o atendimento em domicílio até o atendimento nas unidades de Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência e eventos que ocorrem em outras secretarias”, afirmou a assessora especial da Saúde, Paula Sodré.

Para ter acompanhamento do intérprete de Libras, é necessário entrar em contato pelo número 17 – 99262 1968. O acolhimento é feito através de chamada de vídeo. As consultas são agendadas e o acompanhamento é realizado em todos os atendimentos.

Notícias relacionadas