Membros da International Board (IFAB), órgão responsável por gerir o regulamento do futebol, se reuniram com membros da FIFA neste sábado (2), na Escócia, e definiram algumas alterações nas regras, como à marcação de mão na bola, cobranças de tiro de meta e local para substituição dos jogadores.
As mudanças vão começar a valer a partir do dia 1º de junho, ao fim da temporada europeia. Competições como o Campeonato Brasileiro, que estarão em disputa, terão que se adaptar às novas determinações durante o seu andamento. Confira as alterações no regulamento do futebol:
Mão na bola
De acordo com o órgão, gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas após toque de bola na mão de forma acidental não serão mais permitidas.
Tiro de meta
Uma pequena alteração foi feita pela IFAB em relação às cobranças de tiro de meta. Agora não haverá mais obrigação de que a bola deixe a grande área na saída de bola.
Substituição
A IFAB decidiu que os jogadores substituídos serão obrigados a deixar o campo na linha mais próxima, seja lateral ou de fundo.
Cobrança de pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, os goleiros agora só serão obrigados a manter um de seus pés sobre a linha de gol e não mais os dois.
Bola ao chão
A partir do dia 1º de junho, quando a bola bater no corpo do árbitro, ele deverá interceptar o jogo para dar bola ao chão, reiniciando a partida desta forma.
Cartões para comissão técnica
Integrantes das comissões técnicas das equipes poderão ser punidos com cartões amarelos ou vermelhos, assim como já acontece com atletas, por má conduta.