segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Interior gera mais empregos no País

A força do Interior do Estado de São Paulo para atração de empresas e na geração de empregos se mostra mais uma vez. Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Apoio…

A força do Interior do Estado de São Paulo para atração de empresas e na geração de empregos se mostra mais uma vez. Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-São Paulo) aponta que o Interior concentra 64% dos empregos criados por pequenas empresas. Ou seja, nos últimos anos, o mercado de trabalho brasileiro se mostra com muito mais dinamismo fora das capitais. Das 2,2 milhões de micro e pequenas empresas formais do País, a grande maioria está no Interior e gera em média 8,5 milhões de pessoas, sendo que o Estado de São Paulo é o mais forte neste sentido e com aposta em duas regiões: de Campinas e de São José dos Campos.

Os dados constam do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2008, encomendado pelo Sebrae ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese). A tendência de crescimento é confirmada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que aponta que esta força não pára de crescer e que no primeiro semestre deste ano o Interior gerou 6,43% das novas vagas de emprego, contra 3,68% das vagas geradas em capitais. As contratações em cidades fora das regiões de capitais chegaram a 688 mil nos primeiros seis meses do ano.

Notícias relacionadas