quarta, 5 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Insuficiência cardíaca aumenta expectativa de vida

Quem sofre de insuficiência cardíaca e precisa de um novo coração pode ganhar mais alguns anos de vida para enfrentar a longa fila de espera por transplantes. Pesquisadores da Faculdade…

Quem sofre de insuficiência cardíaca e precisa de um novo coração pode ganhar mais alguns anos de vida para enfrentar a longa fila de espera por transplantes.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP desenvolveram nova técnica cirúrgica para aumentar a expectativa de vida de pessoas que têm o coração enfraquecido por conta da miocardiopatia dilatada.

Essa doença faz inchar uma parte do coração e, em estágio avançado, compromete as funções da valva mitral, que fica no lado esquerdo do órgão e orienta o sangue até a aorta (artéria que leva o sangue do coração para o corpo).

No novo método, uma prótese substitui a valva doente e o remodelamento da geometria do coração faz com que o órgão retome seu formato original. Com a cirurgia, o paciente pode ter sua expectativa de vida ampliada em até cinco anos.

Brasil tem mais de 2 milhões de portadores
A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica freqüente e grave, que mata 10% de seus portadores ao ano. Segundo o Ministério da Saúde, existem no Brasil mais de 2 milhões de portadores de insuficiência cardíaca e registram-se 250 mil novos casos por ano. O número de internações para o tratamento clínico da enfermidade é de aproximadamente 80 mil por ano. Portal do Governo do Estado de São Paulo

Notícias relacionadas