

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu um sinal de alerta para grande parte do Brasil devido a uma mudança repentina no clima. O órgão divulgou um aviso amarelo, que representa perigo potencial, por causa de uma queda brusca nas temperaturas prevista para os próximos dias. O alerta começa a valer à meia-noite desta quinta-feira e se estende até o meio-dia de sábado. De acordo com a previsão dos meteorologistas, os termômetros devem registrar uma redução entre 3ºC e 5ºC, atingindo moradores do Distrito Federal e de doze estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí e Bahia.

Essa onda de frio deve afetar diretamente cerca de 2.600 municípios espalhados pelas regiões mencionadas. Apesar do impacto e do resfriamento rápido, o Inmet esclareceu que essa variação térmica específica traz apenas um risco leve à saúde da população, exigindo cuidados básicos para se proteger do vento gelado.
Enquanto o frio avança por essas áreas, outra parte do país enfrenta uma situação meteorológica bem mais delicada. O instituto também colocou em vigor um alerta laranja, que sinaliza perigo real, devido ao risco de fortes temporais no Nordeste, especialmente nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. O período crítico teve início ao meio-dia desta quarta-feira e segue até o fim da noite de quinta-feira. As regiões que devem ficar em estado de atenção máxima incluem a Grande Recife, as zonas da Mata Pernambucana e Paraibana, além do Leste Alagoano. Para essas localidades, o grande volume de água traz ameaças sérias de alagamentos urbanos, deslizamentos de encostas em áreas de morro e transbordamentos de rios.







