O Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem), que faz parte do Sistema Nacional de Saúde de Portugal, usou a polêmica em torno das supostas simulações e encenações de Neymar na Copa do Mundo da Rússia para alertar os cidadãos portugueses sobre o mau uso do serviço emergencial.
Em uma publicação em sua conta no Twitter horas antes da partida entre Brasil e Bélgica, pelas quartas de final da competição, o instituto usou uma imagem de Neymar reclamando de dores em campo e, junto, um alerta: “75,8% das chamadas para o 112 também não são emergências”.
Criticado por atletas e técnicos adversários, além da imprensa estrangeira, devido ao seu comportamento ao longo da Copa, o brasileiro tem sido um dos focos das polêmicas da competição.
Após ser criticado até mesmo por ex-craques como Diego Maradona, Lothar Matthäus e Gary Lineker, o camisa 10 da Seleção foi defendido por Ronaldo Fenômeno. “Temos que ser mais técnicos nos comentários e menos conversa fiada de boteco”, disse o pentacampeão. “Essas críticas são bobagens e o resultado que ele entrega para a Seleção é maravilhoso. Ainda não é o melhor desempenho dele”, finalizou.