A instalação de quatro pontos de semáforo na rotatória da Praça Fernando Jacob causou estranheza e muita reclamação de motorista que passaram pelo local nesta segunda-feira, dia 22. Os novos aparelhos instalados pela Prefeitura de Fernandópolis só estão dando dor de cabeça e deixando motoristas irritados.
As reclamações entupiram as redes sociais e e-mails de alguns órgãos de imprensa que pediram providência para resolver o problema. O detalhe é que o trânsito na avenida Expedicionários com a Rua Brasil e Líbero de Almeida Silvares fluíam bem, mas a partir desta segunda o caso gerou protesto.
Para quem transita pela avenida Expedicionários Brasileiros nos dois sentidos têm dificuldade para fazer a conversão na rotatória tanto no sentido Libero de Almeida Silvares como em direção à avenida Primo Angelucci.
O detalhe é que o motorista que está contornando a rotatória “pega” o mesmo trânsito liberado para passagem na Expedicionários nos mesmos sentido. A dúvida é: se o sinal que está verde para que esteja de passagem vai acabar confrontando com o motorista que faz a rotatória. Na realidade todos estão certos, mas alguém terá que para evitar uma colisão lateral.
O mesmo problema é inevitável para quem segue pela rua Brasil, vai chocar com motoristas que vem da Libero de Almeida Silvares e usam a rotatória para acessarem a avenida Primo Angelucci e a Expedicionários Brasileiros em direção a Santa Casa.
O local é considerado críticos por ter seis tipos de saída e os semáforos controlam apenas quatro, causando congestionamento, buzinaço e muita reclamação.
Para o trânsito funcionar corretamente, teriam que impedir o contorno na rotatória e evitar que o motorista que vem da Expedicionários no sentido norte/sul seja proibido de ter acesso à avenida Líbero de Almeida Silvares, evitando o choque com veículos que estão no sentido oposto da avenida.
Para especialistas e leigos no assunto “ é uma burrice colocar semáforos em rotatória”, em nenhum lugar eles funcionaram e acabaram sendo desligados pelas Prefeituras. O exemplo vem de Franca, região de Ribeirão Preto. A Prefeitura de lá instalou semáforos em rotatórias em fevereiro deste ano e teve que removê-los.
O RN acompanhou o fluxo de veículos no início na noite desta segunda-feira e flagou o problema. Em aguns minutos, três motorista foram até a reportagem e reclamaram da instalação dos semáforos na Praça Fernando Jacob.
Funcionários da Prefeitura de Fernandópolis informaram que os aparelhos estão em fase de teste e ainda serão melhorados.