domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Instalação de Comissões de Estatística Agropecuária em Jales e região é pleiteada

Na manhã da ultima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Casas de Agricultura da região, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Prefeitura e…

Na manhã da ultima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Casas de Agricultura da região, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Prefeitura e Câmara Municipal de Jales e empresas privadas, participaram de uma reunião na sede do IBGE em Jales para discutir a instalação de Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias (COMEAs) e Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COREAs) em municípios da região. O evento contou com a participação do Analista de Supervisão Estadual de Estatísticas Agropecuárias do IBGE/SP, Nicolau Tadeu Arcaro.
Segundo o analista, a Fundação IBGE é um órgão público federal, vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem a missão de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Ele é o principal provedor de dados e informações de natureza estatística, demográfica, socioeconômica, geocientífica, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental do país, prestando atendimento a inúmeros segmentos da sociedade civil, bem como de órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
Com base nesse trabalho, o IBGE conta com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que tem o propósito de atender às demandas dos usuários por informações estatísticas conjunturais, mensais, sobre área de produção e rendimento médio dos produtos agrícolas com maior importância econômica e social para o Brasil. No Estado de São Paulo, visando o aprimoramento da realização dessa importante pesquisa, foram criadas as Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias (COMEAs) e as Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COREAs), constituídas por técnicos do IBGE e de outros órgãos que atuam na área, produtores e outros colaboradores, mas a intenção é dobrar o número já criado. De acordo com Nicolau Arcaro, “o objetivo é chegar a 400 Comissões. Já conseguimos implantar 200 e pretendemos, em breve, ter as outras 200 em funcionamento”. Para ele, será muito mais eficiente trazer os informantes até as reuniões das comissões do que sair em busca de informações com cada um dos produtores. “Nossa meta é realizar anualmente cinco reuniões das COREAs e COMEAs. Não precisaremos mais procurar por informantes, um a um. Substituiremos a coleta de informações de pessoa a pessoa por coletas realizadas em reuniões, aproximando as Secretarias Municipais de Agricultura do IBGE. Dessa forma, a análise crítica será muito mais aperfeiçoada, aumentando sensivelmente a qualidade da estatística agropecuária”, disse.
O maior objetivo da reunião em Jales foi definir quais municípios farão parte das comissões; discutir as variedades de produção que farão parte da atividade; elaboração do Mapa das Comissões; além de discutir quem fará parte de cada uma delas. Após um intenso debate de idéias, ficou decidido que as COMEAs serão criadas nos municípios de Jales, Urânia e Palmeira d ‘Oeste e as COREAs serão formadas por grupos de municípios: Aspásia e Santa Salete; Dolcinópolis, Vitória Brasil e Paranapuã; São Franscisco, Pontalinda e Dirce Reis; Santa Albertina e Mesópolis, além de Populina e Turmalina. “Para formarmos COREAs e COMEAs eficientes precisamos ter afinidade de produção e proximidade geográfica e os grupos formados possuem esses dois requisitos”.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Administração de Jales, José Shimomura, que representou o prefeito Humberto Parini, o Presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto (Macetão), o Secretário Municipal de Comunicação, Chico Melfi, o chefe do IBGE de Santa Fé do Sul, Benevaldo Julio Cardoso, o EDR da CATI Jales, Luiz Antonio Pedrão, o diretor substituto EDR IBGE Jales, Abdias Silveira Alves Ribeiro, representante do IBGE Jales, José Vitorino de Souza, EDR CATI Jales, Gilberto Pelinson, representante da Codeagro Jales, Rute Bernardo Pinto, representante da Agromec, Francisco Cardoso Paulon, Secretário Municipal de Agricultura, Tadeu Cardoso Paulon, entre outras autoridades.
(Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas