A Secretaria de Assistência Social começou no último mês o recadastramento de pessoas portadoras de deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A assistente social, Alessandra Pereira Bogaz, está visitando todas as casas de pessoas que já recebem o benefício para que respondam um questionário enviado pelo INSS. São perguntas como, a quantidade de pessoas que moram na mesma residência, a renda familiar, entre outras. É solicitada ainda apresentação da carteira de identidade e do CPF.
A visita é feita de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio dia. Munida de um crachá de identificação, a assistente passa em todos os endereços pré-estabelecidos pelo instituto. “É uma forma de certificar se o benefício enviado a essas pessoas está sendo devidamente recebido e utilizado”, explica.
O recadastramento é feito a cada dois anos. Neste ano, o trabalho teve início em julho e será concluído em outubro. As fichas preenchidas são enviadas ao instituto no fim de cada mês, conforme vão sendo terminadas.
Em Votuporanga, 395 pessoas recebem o benefício através da Caixa Econômica Federal, de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social. Para receber o benefício o deficiente deve ser totalmente dependente. Tanto os deficientes quanto os idosos têm direito a um salário mínimo. Os interessados em pedir o benefício devem procurar a agência do INSS (Rua Santa Catarina, nº 3580).