Os interessados em concorrer a bolsas de estudo para o ano letivo de 2008 devem procurar a Secretaria da Educação e Cultura da Prefeitura de Votuporanga para efetuar a inscrição no processo seletivo para o Programa Municipal de Auxílio Educação “Votuporanga em Ação – Projeto Bolsa de Estudo”, que oferece ajuda aos estudantes universitários e de cursos técnicos.
As inscrições poderão ser feitas entre 10 e 14 de dezembro, na Secretaria (Rua Santa Catarina, 3767 – Centro), das 8h30 às 16 horas. A ficha cadastral e o requerimento já estão disponíveis na Secretaria desde o dia 3. A orientação é para que as pessoas busquem a ficha e providencie a documentação o quanto antes.
O projeto tem como objetivo auxiliar pessoas de baixa renda a freqüentar cursos de capacitação, desde cursos de aperfeiçoamento em geral a universitários. A liberação da bolsa será feita após uma triagem realizada por assistentes sociais. Os descontos podem chegar a 50%, de acordo com o valor do curso. O teto máximo será de 123 UFMs, que corresponde a R$ 228.
O estudante interessado deverá estar cursando, em 2008, um dos três últimos anos do curso superior e ainda não ter nenhuma bolsa de estudo do poder público ou qualquer outro benefício estudantil. A bolsa também não é destinada para pessoa que já possua diploma bacharelado em curso superior.
Os interessados devem apresentar ainda os seguintes documentos: comprovante de matrícula em curso universitário ou técnico; comprovante de residência no município há mais de dois anos; comprovante de renda familiar e documentos pessoais.
Os bolsistas que não estiverem empregados com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais deverão prestar serviço gratuito à comunidade, cuja carga horária será determinada pelo Poder Executivo.
Em seis anos de funcionamento, o sistema de bolsa da Prefeitura já beneficiou aproximadamente mais de 1 mil alunos do Colégio Comercial, Senac, Faculdade Reges (Rede Gonzaga de Ensino Superior), Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e IEP (Instituto Educacional Profissionalizante). Somente em 2007, 149 pessoas receberam o benefício.