sábado, 25 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Inscrições para a Olimpíada Brasileira

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejam que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física…

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejam que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), poderão ser realizadas até o próximo dia 15. O evento é organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos de suas escolas quiserem, para a primeira fase da OBF, cujas provas serão realizadas no dia 12 de agosto.
A meta da coordenação estadual, no caso de São Paulo, é criar uma competição similar à OBF para alunos das 8.ªs séries do ensino fundamental do estado e verificar a possibilidade dela se tornar nacional no ano de 2007. Na olimpíada do ano passado, São Paulo foi representado por 8.384 alunos de 638 escolas. Ao todo, o estado tem 5.480 colégios de ensino médio, nos quais estão matriculados 1.913.848 alunos.
A participação de alunos paulistas no evento deve aumentar neste ano. “A OBF em São Paulo está crescendo a uma taxa média de 20% ao ano e já está em todo o estado”, diz o coordenador da olimpíada em São Paulo, Euclydes Marega Junior, da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos. “O número de alunos é maior do que esperávamos. Os que participam num ano tendem a participar nos anos seguintes.” O desempenho dos estudantes paulistas também é o melhor entre todos os estados. “De todos os alunos premiados no Brasil, cerca de 20% a 30% são do estado de São Paulo”, diz Marega. “Isso ocorre por causa do próprio tamanho e abrangência do sistema de ensino estadual.”

Notícias relacionadas