quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Inscrições abertas para oficina “Plano Diretor”

As pessoas interessadas em participar da oficina “Plano Diretor Multiplicadores”, que será realizada nos dias 02 e 03 de fevereiro, no Campus Norte da Unifev, podem fazer suas inscrições gratuitamente…

As pessoas interessadas em participar da oficina “Plano Diretor Multiplicadores”, que será realizada nos dias 02 e 03 de fevereiro, no Campus Norte da Unifev, podem fazer suas inscrições gratuitamente na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga (Searvo) ou via internet.

Estão disponíveis apenas 60 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. A Searvo fica na rua Bahia, nº 2270, Jardim Progresso. Quem optar pela inscrição on-line deverá solicitar a ficha de inscrição através do e-mail nucleosaopaulo@creasp.org.br ou searvo.searvo@ig.com.br. Após o preenchimento da ficha, o e-mail deverá ser respondido para o mesmo endereço eletrônico.

O objetivo do evento é criar um núcleo com responsabilidade e liberdade de se estruturar e definir estratégias de ação do Plano Diretor de acordo com a realidade da região.

Por este motivo, a oficina será um momento de capacitação de multiplicadores, envolvendo representantes de todos os segmentos da sociedade. Nesses dois dias, será a oportunidade dos representantes discutirem os conflitos e planejar soluções em conjunto, sobre os diversos assuntos como habitação, meio ambiente, mobilidade, transporte, lazer, produção, industria, agricultura, política e políticos, erros e acertos históricos e outros.

De acordo com a arquiteta Sílvia Rodrigues, uma primeira etapa já foi iniciada com a elaboração do Plano Diretor, quando todo esse processo foi desenvolvido. A criação do núcleo e capacitação dos representantes tem como proposta acompanhar e adequar as ações do Plano durante sua implantação e incrementá-las quando necessário.

O Plano Diretor pode traçar objetivos de longo prazo que oriente e controle as decisões mais imediatas das ações de governo como: habitação, transporte, saneamento, regularização fundiária, e outras, viabilizadas por um orçamento também participativo. Possibilita ainda, a definição de políticas públicas regionais de gerenciamento e controle dos recursos hídricos, formação de consórcios para execução de grandes obras e demais interesses dos municípios envolvidos. A participação no planejamento obriga a administração pública a uma permanente capacitação e aperfeiçoamento dos seus instrumentos de controle e gestão.

O objetivo fundamental do Plano Diretor Participativo é fazer cumprir a função social da cidade e da propriedade, visando uma sociedade mais justa, includente, criativa e democrática.

Notícias relacionadas