sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para onda de calor

Na quarta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor, válido até às 18h de sexta-feira (23). O aviso indica “grande perigo”, com…

Na quarta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor, válido até às 18h de sexta-feira (23). O aviso indica “grande perigo”, com temperaturas previstas até 5°C acima da média em várias regiões do Brasil. Os estados mais afetados incluem Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

A onda de calor, que já estava presente na semana passada, piorou significativamente, elevando as temperaturas a níveis críticos. Em Cuiabá, por exemplo, a previsão para quinta-feira (22) é de máxima de 41°C, com mínima de 28°C durante a madrugada. Outras áreas, como Araguatins no Tocantins e a região Norte de São Paulo, também enfrentarão temperaturas elevadas nos próximos dias.

A combinação de calor intenso e baixa umidade relativa do ar, com índices chegando a 9% em locais como Amambaí (MS), aumenta o risco de queimadas. No Pantanal, os focos de calor em 2024 já são 1.979% maiores em relação ao mesmo período do ano anterior. O Cerrado e a Amazônia também estão sob ameaça, com um aumento significativo no número de queimadas, agravando a situação em várias partes do país.

Notícias relacionadas