Com o intuito de valorizar o trabalho, contribuir para a preservação do ambiente e promover a inclusão social, a Prefeitura Municipal de Jales iniciou um trabalho de formalização dos trabalhadores da coleta seletiva de nosso município.
No último dia 05 de março, aproximadamente 50 pessoas que realizam a coleta de materiais recicláveis, estiveram presentes na Câmara Municipal para discutir as diretrizes do projeto. A prefeitura pretende organizar o trabalho destes cidadãos fomentando a criação de uma Cooperativa. Com a criação da cooperativa a prefeitura terá condições de apoiar o trabalho que já vem sendo executado de maneira informal.
O resultado da reunião na câmara foi a formação de um grupo de pessoas que ficaram responsáveis pela coordenação dos trabalhos burocráticos para a criação da cooperativa.
Para a Prefeitura do município é importante a implantação de projetos de inclusão social objetivando a valorização e a promoção do ser humano, destacando que a prefeitura dará apoio para que o projeto da cooperativa se concretize.
“Os cidadãos que trabalham na coleta seletiva de lixo contribuem para a preservação do meio ambiente. Se houver união, a cooperativa poderá se viabilizar e, com certeza, haverá a possibilidade de aumento na renda desses trabalhadores”, salientou Eduardo Britto, coordenador do Projeto.