Criada nos anos 70, a represa Beira Rio de Fernandópolis se tornou ao longo dos anos um local que recebeu muitos visitantes, mesmo não oferecendo estrutura adequada para o público. Desde o início dos anos 2000, a represa vinha sofrendo um grande processo de degradação ambiental, principalmente de assoreamento e o com o sumiço do espelho d’água.
Após um TAC firmado com o MP-SP (Ministério Público do estado de São Paulo), a Prefeitura de Fernandópolis iniciou um audacioso processo de desassoreamento da represa e, no último mês de agosto, os serviços foram finalizados com a represa recuperada com praticamente o mesmo espelho d’água dos anos 70.
Com o término dos trabalhos, foi iniciada pela Prefeitura os serviços para a construção de caixas de contenção para evitar que nos próximos anos a represa seja assoreada novamente. Simultaneamente, um sonho dos fernandopolenses começa a sair do papel. A represa Beira Rio passa pelo seu primeiro grande processo de revitalização, com melhorias na acessibilidade ao local, pista de caminhada, iluminação Led, entre outras melhorias.
“O local vai se tornar um grande cartão postal de Fernandópolis. A nossa população sempre perguntou porque não se fazer algo atrativo na represa e fico muito feliz em ver que um problema ambiental foi solucionado e um grande atrativo turístico vai surgir”, destacou o prefeito André Pessuto.