Procedimento necessário em época de eleição teve início ontem e seguirá por mais 48h em Votuporanga.
Começou na tarde de ontem em Votuporanga a lacração das 178 urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo, 1.º de outubro, dia das eleições para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. Caso haja problemas com o equipamento, 15 delas servirão como reserva. Se as 15 urnas eletrônicas reserva não forem suficientes, poderá haver a substituição pelas tradicionais urnas de papel.
Anterior a lacração foram realizados alguns procedimentos. Foram anexados os dados de todos os candidatos estaduais e federais; um disquete especial foi inserido para arquivar os votos, além de testes quanto ao funcionamento das máquinas. Para que todas as urnas eletrônicas sejam preparadas serão gastos aproximadamente três dias.
A medida é realizada em todas as eleições, seja em pleito municipal ou federal. “Este ato tem grande importância para evidenciar a transparência da apuração dos votos, para que não haja nenhuma dúvida quanto à lisura das eleições. Obviamente, todos nós queremos garantir que aqui em Votuporanga nenhum candidato seja preferido ou preterido. Como todos podem perceber tudo é feito com transparência e honestidade”, declarou a juíza eleitoral Daniella Camberlingo Querobin.
No dia das eleições a juíza diz acreditar que tudo ocorrerá com tranqüilidade. “Nosso pessoal está bem preparado, nós contamos sempre com a colaboração de nossos mesários que há muitos anos trabalham, e não nos dão nenhum tipo de problema. Outro elemento é o fato desta eleição não ser municipal, o que desloca os ‘ânimos’. Esperamos que as eleições se encerrem até as 18h, e pretendemos estar já neste horário com todas as urnas no cartório”.
Em Votuporanga o número de eleitores soma 58.360, com 138 seções e 21 lugares para votação; Valentim Gentil são 7 mil e 654 eleitores, 18 seções e três pontos de votação; em Parisi, 1 mil e 735 eleitores, possui cinco seções e um local para votar; e Álvares Florence são no total 2 mil e 792 pessoas, que se dividirão em 11 seções e três pontos de voto.