Teve início nesta semana as obras de ampliação do Centro de Saúde de Valentim Gentil. Os serviços estão sendo executados após o prefeito Adilson Segura assinar convênio, no valor de R$ 75 mil, junto ao programa “Qualis-UBS”, da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com a assessora municipal de Saúde, Neusa Vicente, o projeto que resultou na conquista desse recurso foi elaborado pela Equipe de Atenção Básica do Departamento Municipal de Saúde.
Com isso, a Prefeitura visa melhorar as condições físicas da referida Unidade, para que os funcionários atendam ainda melhor a população que precisa do Sistema Único de Saúde (SUS). No local estão sendo construídos uma sala de reunião e um depósito de limpeza.
Ainda segundo o departamento de Saúde, já está disponível do município um recurso no valor de R$ 145 mil, também conquistado mediante ao programa “Qualis-UBS”. O montante será utilizado para a ampliação do ESF (Estratégia Saúde da Família), responsável em atender os moradores dos conjuntos habitacionais.
No local serão construídos consultórios médicos; sala de nebulização; almoxarifado; sala de espera; banheiros (comum e adaptado para deficientes físicos) e uma farmácia.
Vantagens
Ao aderir ao “Quali-UBS”, o Centro de Saúde de Valentim Gentil atenderá todos os munícipes, garantindo um padrão de ambiência para as salas indicadas no projeto, com estrutura física e equipamentos médicos-hospitalares adequados ao processo de trabalho das equipes de saúde.
O Programa “Qualis-UBS”, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo tem como objetivo criar incentivo financeiro para aquisição de equipamentos, mobiliários e instrumentais para as Unidades Básicas de Saúde dos municípios do Estado, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações e melhor atendimento a população.