A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo está investindo na capacitação de profissionais da educação de Votuporanga. Diversos docentes e servidores das escolas de ensino infantil e fundamental têm recebido aulas de informática por meio do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, do Ministério da Educação. A Prefeitura de Votuporanga aderiu ao programa em 2008 com o objetivo de desenvolver uma política de informatização das escolas ensinando professores a lidarem melhor com a tecnologia para a educação dos alunos.
A cidade tornou-se Pólo Regional de Capacitação do Proinfo, oferecendo as aulas em três períodos também para profissionais de Álvares Florence, Américo de Campos e Valentim Gentil.
A qualificação é dividida em módulos aplicados ao longo do ano. Em 2008, 165 funcionários participaram do curso de Introdução à Educação Digital. Neste ano, 80 professores estudaram sobre “Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs”. Para 2010, está previsto o módulo “Elaboração de Projetos”. Os multiplicadores do Proinfo no município são Guilherme Rapassi e Lilian Remanaschi.
Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria da Educação entregou os certificados de conclusão do módulo para turmas do período diurno. No dia 9 de dezembro, haverá a formatura das turmas do curso noturno. “Neste curso, os professores aprenderam a planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levam os alunos à construção de conhecimento”, conta.
Laboratórios de Informática
Atualmente, todas as escolas de ensino fundamental de Votuporanga contam com laboratórios de informática para uso dos alunos e professores. São 11 laboratórios com total de 215 computadores.
O Proinfo
O Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foi instituído com a finalidade de promover o uso pedagógico das tecnologias aplicadas à educação nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Saiba mais sobre o programa no site www.eproinfo.mec.gov.br
Em 2007, o Ministério, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância – SEED, elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, no contexto de Desenvolvimento da Educação – PDE. Essa nova versão do Programa intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e postula a integração e a articulação de três dimensões: infra-estrutura – distribuição dos equipamentos tecnológicos às escolas (computadores, impressoras e outros equipamentos de informática); formação de professores – Curso de Introdução à Educação Digital – 40 horas (realizado em 2008) e curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100 horas (2009) e “Elaboração de projetos – 40 horas” (2010); recursos educacionais multimidiáticos – oferta de conteúdos educacionais multimídia e digitais que são disponibilizados no próprio computador, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola e por outros meios utilizados pela SEED.