A influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves viraram rés por injúria racial após darem banana e um macaco de pelúcia a crianças negras em vídeo divulgado nas redes sociais. A juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Gonçalo, aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).
Em novembro de 2023, a Delegacia de Crimes Raciais e de Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou as influencers e o MP ofereceu a denúncia no último dia 20. Elas têm 13 milhões de seguidores no TikTok e viralizaram nas redes ao entregar os presentes a crianças negras.
“As denunciadas estariam buscando promoção pessoal e social, através das suas ações filmadas e postadas no aplicativo ‘Tik Tok’, sendo gravíssimo o fato de que a internet consiste num ambiente que não oferece nenhum controle de exposição e transmissão e que atinge ou pode atingir a população do mundo inteiro”, afirmou a magistrada ao aceitar a denúncia.
A juíza ainda apontou que as crianças “foram atacadas em sua dignidade humana, pela cor da sua pele” e que as influenciadoras ofereceram “brinquedos e frutas que poderiam ser utilizados com cunho racista”. “Os atos das denunciadas ainda foram filmados e postados na internet, sem a autorização expressa dos responsáveis pelas crianças, que se encontravam nas ruas em situação de vulnerabilidade”, completou a magistrada.