A região de São José do Rio Preto enfrenta uma grave crise ambiental devido aos incêndios que se alastram por diversas cidades. Diante da situação, as aulas em escolas de Ubarana e Urupês foram suspensas nesta sexta-feira (23).
Por que as aulas foram suspensas?
A decisão de suspender as aulas foi tomada em função da proximidade de algumas escolas com as áreas de mata atingidas pelo fogo. Além disso, a fumaça e a fuligem liberadas pelos incêndios podem causar problemas respiratórios nos alunos e professores.
Interdição de rodovia e evacuação de moradores
A Rodovia Roberto Mario Perosa (SP-379), que liga Ibirá a Urupês, precisou ser interditada devido à intensa fumaça que invadiu a pista, colocando em risco a segurança dos motoristas. Em Ubarana, uma rua precisou ser evacuada por conta da proximidade das chamas.
Corpo de Bombeiros mobilizado
O Corpo de Bombeiros está trabalhando intensamente para controlar os incêndios, mas enfrenta dificuldades devido à grande quantidade de chamados. Somente na região de São José do Rio Preto, foram registrados pelo menos 26 ocorrências de incêndio nesta sexta-feira.
Outros municípios atingidos
Além de Ubarana e Urupês, outros municípios da região também estão sendo atingidos pelos incêndios, como São José do Rio Preto, Olímpia, Penápolis, Adolfo e Monte Aprazível.
Causas dos incêndios
O tempo seco e as altas temperaturas contribuem para a propagação rápida do fogo. A principal causa dos incêndios é a ação humana, como queimadas descontroladas e descarte irregular de cigarros.