quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Incêndios em vegetação aumentam 92% em Rio Preto e região

Um levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros revela um aumento alarmante no número de incêndios em áreas de vegetação na região de São José do Rio Preto. Nos primeiros oito…

Um levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros revela um aumento alarmante no número de incêndios em áreas de vegetação na região de São José do Rio Preto. Nos primeiros oito meses de 2024, foram registradas 1.623 ocorrências desse tipo na cidade, um aumento de 92% em comparação com todo o ano de 2023.

Na região, a situação também é preocupante. Houve um crescimento de 62% no número de incêndios em vegetação em 2024, se comparado ao ano anterior. Cidades como Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga e Fernandópolis também registraram um aumento significativo no número de ocorrências.

Causas e consequências

A combinação de baixa umidade do ar e altas temperaturas tem favorecido a propagação rápida do fogo, causando prejuízos ambientais e colocando em risco a vida de pessoas e animais. Na semana passada, centenas de focos de incêndio foram registrados na região, resultando em mortes e deixando um rastro de destruição.

Sobrecarga dos bombeiros

A demanda por atendimento aos incêndios tem sobrecarregado as equipes dos bombeiros. Na semana passada, foram atendidas 198 ocorrências e outras 100 ficaram represadas devido à falta de viaturas e bombeiros disponíveis.

Qualidade do ar comprometida

A grande quantidade de fumaça proveniente dos incêndios tem comprometido a qualidade do ar em toda a região. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o sábado passado foi o dia mais poluído da história da cidade.

Notícias relacionadas