Há quatro dias seguidos o Parque da Grota pega fogo e deixa cidades vizinhas cobertas de fumaça. Além disso, grande parte da nuvem de fumaça que encobriu Rio Preto nesta quinta (8) por volta das 8h30 é proveniente do fogo intenso do Pantanal, segundo Defesa Civil e engenheiro sanitarista.
As informações são de que 20 propriedades na região da Grota foram atingidas pelo fogo. Além disso, o gado precisou ser encaminhado para outros locais. No momento a área em chamas fica entre Mirassol e Ruilândia.
A Defesa Civil informou que o vento que se intensificou nesta manhã provocou o deslocamento da fumaça e que a expectativa é que esse cenário se mantenha nas próximas 24 horas.
De acordo com José Mário Ferreira de Andrade, engenheiro sanitarista e especialista em poluição e qualidade do ar, a fumaça concentrada em Rio Preto nesta manhã é na maior parte proveniente das queimadas no Pantanal. “Nessa situação os poluentes atmosféricos tem dificuldade de dispersão, a radiação solar fica mínima e a gente passa por concentração de poluentes muito elevadas”, falou.
Por enquanto não há expectativa de chuva para os próximos dias, mas de acordo com o engenheiro já é possível notar uma diminuição das temperaturas e também aumento da umidade relativa do ar. É provável também que as temperaturas se mantenham brandas.
Em contrapartida, nota-se a intensificação de poluição do ar. “Há uma densa camada de fumaça no horizonte impedindo a radiação solar e aumentando muito os níveis de poluentes, que já se encontram entre 5 a 8 vezes mais que o tolerável segundo a OMS”, explicou.
A Defesa Civil orienta sobre cuidados básicos para amenizar as condições críticas do ar, entre elas ressaltam a importância de que pessoas em recuperação da Covid não saiam de casa nesta quinta.
As orientações da Defesa Civil são:
• Manter portas e janelas das edificações fechadas;
• Tapar as frestas com pano úmido;
• Utilizar umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos ambientes;
• Utilizar soro fisiológico nas narinas e nos olhos;
• Utilizar máscara dentro e fora de casa.
• Não realizar práticas esportivas ao ar livre.