quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Incêndio destrói 8 mil metros de reserva ecológica

Apesar dos estragos, não houve feridos e o incêndio foi controlado rapidamente pelo Corpo de Bombeiro O Corpo de Bombeiros de Votuporanga foi acionado na manhã de ontem, para conter…

Apesar dos estragos, não houve feridos e o incêndio foi controlado rapidamente pelo Corpo de Bombeiro

O Corpo de Bombeiros de Votuporanga foi acionado na manhã de ontem, para conter um incêndio na Reserva Ecológica Municipal São Francisco de Assis, localizada no bairro dos Comerciários em Votuporanga. A causa do fogo não foi identificada por enquanto, mas sabe-se que oito mil metros quadrados da área, que tem no total 20 mil metros quadrados, foram queimados.
Apesar da destruição, o incêndio foi contido rapidamente, com o auxílio de alguns policiais militares. Ninguém ficou ferido.

Clima
O inverno, o clima seco, a baixa umidade do ar, a ação dos ventos e o período de estiagem, entre outros fatores, contribuem para a ocorrência e o alastramento de incêndios florestais acidentais ou até mesmo premeditados e criminosos. No entanto, independente destes fatores, todo cidadão é responsável pela prevenção de riscos que possam causar danos à vida, ao meio ambiente ou ao patrimônio.
Segundo o tenente Orival Santana Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, algumas recomendações comuns, em relação às queimadas, podem ajudar a evitar diversos problemas.
Entre os exemplos, o tenente explica que arremessar pontas de cigarros acesos ou fósforos nos canteiros das estradas é muito perigoso, pois caso ocorram o fogo, a fumaça pode prejudicar a visibilidade dos motoristas e inclusive, causar acidentes nas vias. “Em épocas juninas e julhinas, outro cuidado importante a ser tomado, é com os balões”, destacou.
De acordo com Orival, a queima de mato em pastagens e terrenos baldios é uma prática que precisa ser evitada, assim como a queima de mato próximo a linhas de transmissão de energia e estradas de ferro. “Nestes casos a construção de aceiros (margem de segurança), ajuda a conter o alastramento do fogo”, comenta.

Notícias relacionadas