Com a umidade do ar a 15%, e velocidade do vento a quase 10 km/h, aliada à pastagem seca da estiagem de agosto, o dia de ontem reuniu fatores que combinados geraram um incêndio de grandes proporções na zona rural de Votuporanga. O foco foi registrado em uma propriedade próxima à estrada Adriano Pedro Assi, a conhecida “Estrada do 27”, mas a cortina de fumaça que se ergueu chamou a atenção da população na área urbana, a vários quilômetros de distância.
O incêndio teve início no final da manhã, em uma propriedade rural que fica entre a estrada do 27 e a estrada municipal Antônio Cervantes, que liga o bairro do Cruzeiro ao grêmio da Associação Comercial. Não se sabe ao certo como o fogo começou, mas funcionários da fazenda atingida disseram à reportagem que tudo indica que teve origem criminosa, já que atingiu plantação de cana com plantas ainda pequenas.
As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação seca caída ao solo e se transformaram em um incêndio de grande proporção. O Corpo de Bombeiros de Votuporanga, funcionários da propriedade rural e de uma usina da região, se mobilizaram com caminhões pipa, tratores e máquinas retro escavadeiras para juntos combater as chamas do fogo que chamava a atenção.
O fogo chegou perto de casas, mas foi afastado pelos brigadistas. Após muito esforço, e grande área devastada, o incêndio foi finalmente controlado por volta das 15h de ontem.
Jociano Garofolo/A Cidade