Um incêndio por muito pouco não terminou em tragédia na manhã de ontem no município de Valentim Gentil.
O fogo atingiu um compartimento com grande quantidade de pó de serra em uma fábrica de camas. Houve explosão e parte da estrutura cedeu, atingindo o telhado de uma fábrica ao lado.
O início do fogo, segundo testemunhas, aconteceu por volta das 10h, em uma empresa localizada em um distrito industrial na rua Augusto Zanforlin, no bairro Oracília Candido Ribeiro. Um funcionário, Admilson Fabris, que trabalha no setor de expedição, contou ao A Cidade que tudo foi muito rápido. “Ouvimos o barulho, vimos o fogo e tentamos apagar. Daí chamamos os bombeiros e retiramos o pessoal e os veículos que estavam dentro da fábrica”, explicou.
Segundo o sargento Valdemir Forte, que comandou a ação do Corpo de Bombeiros, o fogo pode ter tido origem em um maquinário, provavelmente após um curto circuito. A faísca deve ter entrado em contato com o compartimento com grande quantidade de pó de serra acumulado, causando uma forte explosão.
Com o estrondo, a estrutura do compartimento, em chamas, cedeu e atingiu o telhado da fábrica ao lado. O sargento Forte afirmou que o primeiro combate foi dado por bombeiros da recém inaugurada base de operações de Valentim Gentil. Em seguida, a auto bomba do posto de Votuporanga se deslocou ao local. No total, cerca de dez bombeiros se esforçaram para combater as chamas.
Caminhões pipas de usinas da região e da Prefeitura de Valentim, além de máquinas e outros caminhões para retirada do entulho, também foram utilizados.
Apesar do grande estrago e do susto, ninguém ficou ferido. Populares elogiaram a chegada rápida dos bombeiros, principalmente os de Valentim Gentil, que evitaram um cenário mais trágico.