A inauguração da Nova Rua Amazonas nesta sexta-feira, às 18h30, contará com grandes atrações, entre elas, a Banda Marcial Municipal de Promissão que virá à Votuporanga com seus 76 integrantes com instrumentos de sopro e percussão.
A Banda iniciará sua apresentação às 18 horas no início do trecho revitalizado da via, no cruzamento com a Rua Itacolomi, e encerrará em frente à Praça Cívica, local onde será a cerimônia inaugural.
A Banda Marcial de Promissão se apresenta em todo o país e tem 26 anos de fundação. O grupo leva em seu currículo o título de Campeã Nacional das Bandas Marciais conquistado no campeonato ocorrido em 2002 em Goiânia. Para Votuporanga a Banda, regida pelo Maestro Edmir Brito, trará em seu repertório músicas como Thriller, de Michael Jackson, e Don’t Let Me Be Misunderstood, de The Animals. A performance adotada pela Banda promete encantar todas as pessoas que forem prestigiar a programação de inauguração da Nova Rua Amazonas.
Além da Banda Marcial, as pessoas que estiverem na Rua Amazonas poderão ver outras atrações que irão interagir com o público, momentos antes da cerimônia, e apreciar também a Corporação Musical Zequinha de Abreu que irá se apresentar no decorrer da programação.
Nova Rua Amazonas
A revitalização da via compreende o trecho entre as ruas Ceará e Itacolomi. A obra, que remodelou toda a área central da cidade, teve início há pouco mais de um ano e refez todo o sistema de galerias de águas pluviais, que, por ser antigo, apresentava inúmeros problemas, principalmente em épocas de chuvas.
O projeto atende as normas do Manual de Acessibilidade e contou com emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão do deputado federal João Dado. A intenção da obra foi melhorar o tráfego de pessoas pela rua Amazonas, proporcionando mais mobilidade e conforto para quem estiver fazendo suas compras. Sendo assim, os pedestres têm a disposição diversos bancos e lixeiras por todo o trecho revitalizado, além de rampas de acessibilidade com corrimãos para pessoas portadoras de necessidades especiais e placas de orientação sobre as lojas existentes em cada quarteirão.
Além do planejamento feito para melhorar todos esses aspectos o projeto também trabalhou a parte estética e paisagística com cuidados especiais, como, por exemplo, o plantio das Washingtonias Filiferas (“palmeiras de saia”) ao longo do trecho e as floreiras.
A iluminação com fiação subterrânea deu um toque de elegância e modernidade ao centro comercial e a implantação de semáforos com contagem regressiva facilita o trânsito dos veículos e oferece mais segurança aos pedestres. O asfalto e a sinalização de solo deram o toque final à obra, que certamente será a mais emblemática da gestão do prefeito Junior Marão.