A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba (SP) encontrou erro na temperatura das vacinas em Guaraçaí (SP).
Segundo a secretaria de Saúde, a cidade recebeu uma visita técnica da vigilância no último dia 26, onde eles encontraram um erro na leitura do termômetro do equipamento que armazena as vacinas na cidade, o que pode ter causado um erro entre a temperatura indicada pelo equipamento e a estabelecida pelo fabricante da vacina.
Todos os imunizantes armazenados e 70 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, estão passando por análise para o município saber se elas ainda estão aptas para aplicação.
Por orientação do órgão, a vacinação na cidade está interrompida. As doses continuam armazenadas aguardando análise da Vigilância Epidemiológica e do Ministério da Saúde.
Por meio de nota, a secretaria de Saúde falou sobre o problema ao sbtinterior.com.
“É preciso deixar claro que, ainda que existisse o descompasso da temperatura indicada, tal não se refletia com relação à temperatura interna do equipamento de armazenamento. Ou seja, a temperatura interna do equipamento estava e era mantida de acordo com as orientações do fabricante da vacina” explica a nota.
A nota afirma ainda que os moradores que já foram vacinados não precisam se preocupar e que as doses estavam armazenadas corretamente.
“Assim, reitera-se que a vacinação foi suspensa seguindo orientação, mas as doses estavam conservadas à temperatura indicada pelo fabricante da vacina, podendo ser afirmado que não há risco aos moradores que foram vacinados, nem tampouco quanto à eficácia da vacina”.