Veículos da imprensa internacional noticiaram o incidente no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu na manhã da quinta-feira (18) após ter sido provocado pelo youtuber Wilker Leão na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília.
Bolsonaro tinha parado para tirar fotos e fazer lives com seus apoiadores na saída do Alvorada. Leão começou a fazer perguntas e provocações, foi puxado e caiu no chão. Não fica claro quem puxou o blogueiro. Irritado, ele passou a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.
Bolsonaro entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com a aumento dos xingamentos, acabou saindo do veículo e foi em direção a Leão. O presidente disse que queria falar com o youtuber e tentou pegar seu celular, mas acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois o seu braço.
BBC, Reino Unido
A BBC, do Reino Unido, publicou o vídeo e descreveu o incidente: o influencer Wilker Leão se aproximou de Bolsonaro do lado de fora da residência oficial e chamou o presidente de covarde e outras coisas.
O vídeo gravado por um cinegrafista da TV Globo mostra Bolsonaro agarrando a camiseta de Leão e o braço do youtuber.
CNN, Estados Unidos
A rede americana CNN fez um texto com o título “Presidente brasileiro Bolsonaro tenta tomar telefone celular de um youtuber provocador”.
“No vídeo, Leão pergunta a Bolsonaro sobre sua aliança com um grupo de partidos de centro e de direita chamado ‘Centrão’, que tem um grande número de deputados no Congresso”, afirma a rede americana.
Bloomberg, Estados Unidos
A Bloomberg afirma que Bolsonaro tentou tomar o telefone celular “de um jovem que o agredia verbalmente”.
“Imagens de vídeo publicadas pelo site g1 na quinta-feira mostram o presidente saindo de seu carro e indo para cima do homem que estava segurando seu telefone, aparentemente para gravar um vídeo, enquanto insultava o líder”, afirma o texto.
Le Figaro, França
O jornal francês informou que Bolsonaro brigou com um youtuber que o desafiou e insultou, tentando pegar seu telefone enquanto filmava a cena, antes de iniciar uma conversa com ele.
O “Le Figaro” fez uma tentativa de tradução da expressão “tchutchuca do Centrão”: o jornal francês optou por “putain du Centrao”, que é mais próximo de “prostituta do Centrão”.
La Nación, Argentina
O “La Nación”, da Argentina, afirmou que o youtuber Leão começou a xingar Bolsonaro de covarde e vagabundo e “de outra acusação de alto conteúdo sexual” na qual recriminava o presidente por dar o controle do governo ao bloco de deputados de direita conhecido como Centrão.
O jornal afirmou que “tchutchuca do Centrão” significa algo como “cadelinha do Centrão”: “perrita del Centrao, um insulto de conteúdo sexual para culpar o presidente por ter cedido à velha política”, publicou o “La Nación”.