
Em um trabalho conjunto, pesquisadores da China, Estados Unidos e Japão desenvolveram um implante peniano impresso em 3D que restaurou a função erétil em porcos e coelhos. O estudo, publicado na revista científica “Nature Biomedical Engineering”, demonstrou que o implante não só recuperou a capacidade de ereção, mas também aumentou a taxa de sucesso na reprodução de porcos com danos no tecido peniano, de 25% para 100%.

O pênis possui uma das redes vasculares mais complexas do corpo humano, o que torna a reconstrução funcional um desafio. Para superar isso, os cientistas criaram um modelo fisiológico que imita o corpo cavernoso, o tecido esponjoso que se enche de sangue durante a ereção.
O implante foi fabricado com um hidrogel resistente, capaz de suportar a pressão interna, e semeados com células endoteliais (ECs) de porco ou coelho, que revestem os vasos sanguíneos e promovem a regeneração dos tecidos.
Nos testes, alguns animais receberam o implante sem células endoteliais, enquanto outros foram tratados com o implante contendo as células. Os resultados mostraram que os animais que receberam as células tiveram uma recuperação funcional significativamente melhor, aproximando-se dos níveis de animais sem disfunção erétil.
