sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Impacto humano aumenta em 20% a perda de água doce por evaporação

Impacto humano aumenta em 20% a perda de água doce por evaporação. Atividades como rega ou construção de barragens são responsáveis por 4.370 quilômetros cúbicos anuais, o que equivale a…

Impacto humano aumenta em 20% a perda de água doce por evaporação. Atividades como rega ou construção de barragens são responsáveis por 4.370 quilômetros cúbicos anuais, o que equivale a dois terços do fluxo anual do Rio Amazonas, o mais abundante do mundo.

As atividades aumentaram consideravelmente o consumo total de água doce, o que gera perda de umidade e de água por transpiração da vegetação.

Estudo divulgado pela revista Science concluiu que as construções acarretam grandes efeitos globais, inclusive superiores aos das alterações climáticas.

Gia Destouni, professora da Universidade de Estocolmo, alertou que a sociedade já superou os limites do consumo de água doce do planeta.

O levantamento foi baseado em dados sobre clima, hidrologia e uso da água em uma centena de grandes bacias do mundo, entre 1901 e 2008.

Notícias relacionadas