A passageira Adriana Nunes da Mota Silva, que estava junto com a família no ônibus que capotou em Ortigueira durante uma viagem de férias, também escapou de outras situações arriscadas em 2023.
A mulher, que é de Campo Grande (MS), sobreviveu a duas paradas cardíacas durante o ano, além de um capotamento de carro. E ela consegue relembrar dos fatos com leveza e sorriso no rosto.
“Eu tive no começo do ano uma parada cardíaca, passei três dias no CTI [Centro de Terapia Intensiva]. Três meses depois, eu capotei meu veículo também, por várias vezes. E quando eu voltei, eu fui para Corumbá, na casa da minha irmã, e tive outra parada cardíaca. E, agora, com essa viagem. Mais um acidentezinho, mais um pra conta.”
O ônibus que Adriana estava transportava outros 40 passageiros, que fretaram o veículo para curtir as férias em Matinhos, no litoral do Paraná. 36 pessoas ficaram feridas.
O acidente foi na BR-376, na noite da última sexta-feira (22), e também envolveu dois carros. Um deles, ao tentar uma ultrapassagem, bateu de frente com o ônibus. O motorista do carro morreu no local.
Na segunda (25), parte do grupo que se acidentou e que resolveu continuar viagem conseguiu chegar ao destino final. Após o acidente, no sábado (23), eles voltaram para a estrada em outro ônibus, mas um bloqueio na BR-277 aumentou ainda mais a viagem, que teve um trajeto total de 60 horas.
Sem o acidente do primeiro ônibus e sem o bloqueio da rodovia, a viagem da família seria de 16 horas.
Passado o susto, Adriana comemora que pode estar com a família com todos bem, curtindo o fim de ano.
“Olha, é uma sensação inexplicável… Inexplicável você saber que está com sua filha, seus filhos, meu pai, meu irmão, estava tudo com a família toda […] A minha filha tá ali, minha filha está grávida, também não teve nada com o bebê […] Como diz o ditado, nem os ovos que a gente trouxe, quebraram. Tá na vontade de Deus” disse.
O acidente em Ortigueira
O ônibus que o grupo estava bateu de frente com um carro por volta das 22h30, de acordo com a PRF. Com o impacto, o ônibus tombou e arrastou um ponto de embarque e desembarque.
O motorista do carro morreu no local e o passageiro que estava com ele foi encaminhado para ao hospital.
Na sequência, outro carro colidiu contra na traseira do primeiro veículo. Nesta batida, o motorista não se feriu.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus fretado pela família estava em situação irregular para realizar a viagem.
Ao g1, a representante da empresa Estradeiros Viagens e Turismo, Muriel Alle, negou as irregularidades apontadas pela ANTT.
Viagem interrompida pela segunda vez
Na noite de sábado, a empresa responsável pelo transporte enviou outro ônibus para eles seguirem viagem.
Ao chegarem na altura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, pararam na fila.
A PRF interditou os dois sentidos da BR-277 após um caminhão carregado com 37 toneladas de óleo vegetal tombar na rodovia.