Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi vandalizada no chamado Caminho da Fé, situado entre as cidades de Cravinhos e São Simão, no interior de São Paulo, no fim de semana de Páscoa. Peregrinos que seguiam rumo a Aparecida, também no interior paulista, perceberam a estátua danificada e acionaram zeladores no último sábado (29/3).
O objeto religioso feito em concreto foi quebrado em pedaços — a cabeça da santa foi totalmente arrancada. Parte da base da estátua permaneceu no nicho da capelinha construída para abrigar a imagem.
A imagem estava desde 2015 na região, que faz divisa com três fazendas na zona rural de Cravinhos. O local é conhecido por receber manifestações de fé e ficou popularmente conhecido como “Santinha”.
“Bateu bastante”
O construtor Roberto Medeiros filmou os pedaços espalhados em frente à capelinha onde a santa ficava. “Tinha mais coisas que ele podia destruir, mas eu acredito que tenha vindo focado naquilo que veio fazer. Ele destruiu uma imagem de puro concreto, aproximadamente 65 centímetros, muito bem colocada, fixada, ele não conseguiria fazer com a mão. Ele bateu nela bastante para quebrar”, disse o construtor Roberto Medeiros à EPTV.
O padre Igor Fernando Lima lamentou a ação. “É triste quando nos deparamos com atitudes como essas por intolerância ou, às vezes, por desconhecimento da fé do outro”, afirmou à reportagem.
A substituição da imagem já foi providenciada e a nova santa deve ser instalada em cerca de um mês. Nenhum suspeito de ter praticado o vandalismo foi identificado.