sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ilha Solteira sediará Revelando Grandes Lagos

Ilha Solteira, bem como mais sete municípios paulistas, foi escolhida para sediar uma das edições do Revelando São Paulo, aqui denominado de Revelando Grandes Lagos. A região dos Grandes Lagos,…

Ilha Solteira, bem como mais sete municípios paulistas, foi escolhida para sediar uma das edições do Revelando São Paulo, aqui denominado de Revelando Grandes Lagos.

A região dos Grandes Lagos, formada por complexos energéticos de vários portes dentro do Estado de São Paulo, mais especificamente no norte, nordeste e sudoeste, vai sediar, pela primeira vez, o Revelando Grandes Lagos, programa que contempla a cultura tradicional em todas as suas formas de expressão. É a oportunidade em que o produtor cultural de tradição sai da sombra e vem à luz. Uma oportunidade para o revelar da nossa cultura até então escondida. O Programa traz um grande momento de confraternização e trocas que transcende o evento, ou seja, um compartilhamento de culturas tradicionais dessas regiões do estado.

Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão conhecer a culinária característica e o artesanato identitário de cada cidade da região, além de contar com uma programação diversificada que inclui grupos folclóricos, artísticos e manifestações de tradições de um universo devocional, expressas por atividades de grupos de congos, cortejos e violeiros. Também é um momento de reafirmar compromissos com a construção de uma Cultura de Paz através do exercício da convivência respeitosa à diversidade e às diferenças.

O Revelando Grandes Lagos é uma réplica do Revelando São Paulo e Revelando Vale do Ribeira que, em seu Festival de Cultura Tradicional Paulista é uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária presente nas diferentes regiões que estarão presentes dentro do contexto dos Grandes Lagos.

Será a maior oportunidade da revelação da cultura existente em nossa região e toda uma estrutura estará preparada, com recursos do Abaçaí Cultura e Arte, através da Secretaria de Estado da Cultura, para receber todo o contexto cultural gastronômico, artístico e artesanal dos municípios inscritos, que hoje estão totalizando 20 que estarão presentes em Ilha Solteira, lembrando que as inscições continuam abertas até o dia 30 de junho, pelo site www.brazilsite.com.

Vai acontecer no Recinto de Exposições Felício Yunes, localizado junto à rotatória sul da cidade de Ilha Solteira, durante os dias 21, 22, 23, e 24 de agosto do corrente ano.

Dentro do Revelando São Paulo acontece o Projeto São Paulo Minha Escola, onde o Abaçai Cultura e Arte propicia às escolas do município e entorno poderem visitar o evento com monitores devidamente credenciados para tal e, ontem, dia 23, à 14h00, aconteceu na Casa da Cultura uma reunião com 27 diretores e coordenadores de escolas públicas, privadas, estaduais e municipais, para tomada de conhecimento e devido apoio ao projeto, onde o integrante do Abaçaí Cultura e Arte, Aruã Macedo, expôs aos participantes, os procedimentos que as escolas devem tomar quanto à proposta. Hoje, dia 24, das 09h00 às 16h00, no mesmo local, estão sendo capacitados os monitores de Ilha Solteira, que atenderão os alunos durante os dias de evento.

Notícias relacionadas