sábado, 19 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

III Semana Médica da Unifev reúne comunidade acadêmica no Centro de Convenções e no Espaço Unifev Saúde

Em comemoração ao dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o curso de Medicina da Unifev promoveu, entre terça e quinta-feira (15 e 17/10), a III Semana Médica, reunindo…

Em comemoração ao dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o curso de Medicina da Unifev promoveu, entre terça e quinta-feira (15 e 17/10), a III Semana Médica, reunindo profissionais da área, professores e acadêmicos da Instituição no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e no Espaço Unifev Saúde. 

O evento ofereceu uma variedade de temas, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), marketing médico e aspectos da residência médica. A palestra do Dr. Gabriel Mantelli sobre “Justiça climática e racismo ambiental em tempos de crise sanitária global” foi um dos pontos altos da noite de encerramento do evento. O doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo (USP) destacou que “o médico pode endereçar soluções mais concretas para os seus pacientes, pensando principalmente que os impactos das mudanças climáticas são sentidos nas populações mais vulnerabilizadas. Incluir a questão climática na agenda de atendimento é fundamental, especialmente ao considerar a relação entre saúde e meio ambiente, como a importância do saneamento básico e da proteção das comunidades mais vulneráveis”, reforçou o palestrante. 

O Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, coordenador do curso de Medicina da Unifev, destacou a importância de abordar a questão ambiental na formação médica. Para ele, um médico completo precisa ir além do conhecimento biológico e entender como fatores ambientais influenciam a saúde. “O médico precisa estar atento a questões ambientais, pois elas são fatores determinantes de adoecimento. A Semana Médica da Instituição tem como objetivo promover a interprofissionalidade e incentivar os futuros médicos a atuarem em prol da saúde e do meio ambiente”, ressaltou o médico. 

“Buscamos formar profissionais completos, capazes de cuidar do paciente de forma integral, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Esta Semana Médica contribuiu significativamente para o desenvolvimento dessas competências”, frisou o reitor da Instituição, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.

Ao também celebrar o Dia do Médico, a Instituição reafirma o compromisso da Unifev com a formação de profissionais éticos e humanistas, destacou o diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) Celso Penha Vasconcelos. “A data é uma oportunidade para celebrar a parceria entre a Unifev e a comunidade médica. O evento fortaleceu ainda mais esses laços, reunindo profissionais renomados, professores e alunos em um ambiente de troca de conhecimentos.”, parabenizou Vasconcelos.

Notícias relacionadas