quinta, 24 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Idoso é preso com pássaros e por tentar subornar

O policiamento de área de Urânia, cidade da região de Jales, localizou na noite de segunda-feira, por volta das 23h30, uma caminhonete de propriedade de um senhor de 65 anos,…

O policiamento de área de Urânia, cidade da região de Jales, localizou na noite de segunda-feira, por volta das 23h30, uma caminhonete de propriedade de um senhor de 65 anos, J.G., com 102 filhotes de papagaio.

As aves estavam presas dentro de oito caixas plásticas e amarradas embaixo do veículo, próximo ao chassi. Ainda outros nove compartimentos de madeira estavam presos, mas vazios.

A Polícia Ambiental de Jales foi chamada e compareceu no local para elaboração do boletim de ocorrência de crime ambiental. Segundo contou o soldado Vladinelson Gouveia dos Santos, o proprietário estava com a caminhonete estacionada em um posto de combustível na cidade, mas quando viu a aproximação da viatura dos policiais, demonstrou inquietação e empreendeu fuga.

Diante da atitude suspeita, foi feito cerco e J.G. localizado. O soldado ainda disse que o senhor de 65 anos ofereceu R$ 500 para os policiais, a fim de evitar que a autuação fosse feita.

“Ele subornou os policiais e por isso foi preso. Agora, além do crime ambiental, ele vai ter que responder pelo crime de corrupção ativa”. J.G. foi encaminhado para a Cadeia Pública de Jales, onde ficará a disposição da Justiça. Já os 102 papagaios foram periciados e transportados em uma caminhonete da corporação até a sede da Polícia Ambiental de Votuporanga. Na manhã de ontem, os animais receberam cuidados especiais e seguiram para o Bosque de São José do Rio Preto.

“Os filhotes de papagaios serão encaminhados para o Bosque porque é necessário fazer uma readaptação com eles, e depois eles serão soltos”, explicou o soldado.

Tráfico
Os 102 filhotes de papagaio encontrados em Urania deveriam ser levados para São Paulo, segundo explicou o soldado da Polícia Ambiental. As aves seriam comercializadas no mercado negro e entrariam para as estatísticas do tráfico de animais silvestres. Segundo dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire, anualmente, cerca de 12 milhões de espécies das matas.

Para que este número não aumente é importante seguir algumas regras, como não comprar animais silvestres sem origem legal e nem mesmo artesanatos que possuam partes de animais. Além destas dicas, o mais importante é denunciar.

O telefone da Polícia Ambiental de Votuporanga é 3421-9008.

Notícias relacionadas