Um estelionatário foi surpreendido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ao tentar aplicar uma fraude financeira em uma idosa no Lago Norte, na tarde de quinta-feira (14).
Ao chegar à casa da vítima para “recolher o cartão de crédito” como parte do golpe da falsa central de segurança do banco, o homem encontrou policiais esperando por ele. O estelionatário, natural de São Paulo, já tinha sido preso anteriormente pelo mesmo crime, conforme relatado pelo delegado da 9ª DP (Lago Norte), Erick Sallum.
Segundo o delegado Sallum, o golpe da falsa central de segurança do banco é comum no DF, especialmente em áreas de maior poder aquisitivo, como o Lago Norte.
O modus operandi começa com ligações falsas que simulam números de bancos, induzindo as vítimas a acreditarem em supostas compras em seus cartões de crédito.
Elas são convencidas a entregar os cartões para uma “perícia no banco” e o golpista, então, promete enviar um emissário para coletá-los na casa do cliente.
Neste caso, a vítima desconfiou da ligação e chamou os policiais, que agiram disfarçados dentro da casa, fazendo-se passar por filhos da idosa.
O estelionatário foi capturado na porta da residência assim que ele interfonou.
Ele foi preso em flagrante na estratégia por furto mediante fraude, e a prisão preventiva foi requisitada. Na quitinete em que ele residia, foram encontradas sete máquinas de cartão de crédito, celulares, crachás falsos de bancos e outros objetos utilizados nesse tipo de golpe. As informações são do jornal Metrópoles.