Uma idosa de 73 anos, moradora de Tabapuã, região de São José do Rio Preto (SP), morreu em um hospital da cidade à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A vítima estava internada desde sexta-feira (26), mas não resistiu às complicações da covid-19 e morreu nesta segunda-feira (1).
De acordo o secretário de saúde de Tabapuã, Fernando Fachin Franzoti, a paciente deu entrada no Hospital Maria do Valle Pereira com dificuldades para respirar.
“Assim que a paciente internou, já solicitamos um leito via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) para a paciente. Por conta da lotação, não tivemos a transferência e a paciente não resistiu, infelizmente”, afirma.
Atualmente o Hospital possui ainda 1 paciente aguardando liberação do CROSS para ser transferido. Essa transferência depende de um sistema que faz a distribuição para as vagas, conforme os leitos disponíveis nos hospitais. As solicitações são feitas por telefone ou pela internet e classificadas de acordo com o grau de risco do paciente.
O secretário conta ainda que o hospital da cidade não possui estruturas para atender pacientes com quadros graves da doença.
“Nós possuímos uma sala específica no hospital destinada para pacientes com covid-19. Se a pessoa apresentar quadro para internação, conseguimos atender na enfermaria, porém se o quadro piorar encaminhamos para hospitais da região”, disse Fernando Franzoti.
Segundo o último boletim epidemiológico, Tabapuã contabiliza 721 casos positivos do novo coronavírus e 21 pessoas morreram em decorrência da doença. Em nota publicada nesta segunda-feira (1) nas redes sociais, a Prefeitura afirmou que devido à falta de leitos de UTI na região, pacientes poderão ser levados para hospitais de São Paulo ou Santos.
Sobre a situação da transferência de pacientes, o sbtinterior.com entrou em contato com a imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.