Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira pela TV Globo mostra que o presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 12 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje Lula teria 52% dos votos contra 40% de Alckmin. Além disso, 4% dos eleitores afirmaram que irão votar em branco ou nulo, e outros 4% disseram que ainda estão indecisos.
Considerando-se apenas os votos válidos, que é como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faz a contagem dos votos nas eleições, o petista ganharia do tucano por 57% a 43%.
Governo Lula – Ainda de acordo com o Ibope, a avaliação positiva do governo Lula cresceu. 45% das pessoas acreditam que a gestão do atual presidente é boa ou ótima, um ponto percentual a mais do que no último levantamento. Além disso, 33% acham que o governo é regular e 20% pensam que ele é ruim ou péssimo.
O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre terça e quarta-feira desta semana, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Vox Populi – O instituto Vox Populi também apresentou nesta quinta sua primeira pesquisa no segundo turno, divulgada pela TV Bandeirantes. Neste levantamento, Lula leva 10 pontos de vantagem sobre Alckmin.
No voto espontâneo, o presidente ganha de seu adversário por 50% a 40%. Pelo voto estimulado, a o petista bate o opositor por 55% a 45%. O levantamento ainda apontou que Lula foi o vencedor do debate realizado na TV Bandeirantes no último domingo. O instituto ouviu duas mil pessoas nesta semana, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.