Cerca de 50 pessoas, entre proprietários rurais e empresários, participaram da palestra de sensibilização para o Programa Turismo Rural, na noite de 18 de fevereiro, no anfiteatro da Casa de Cultura da Estância de Ibirá.
Em mais uma das ações voltadas para os produtores rurais, o vice – prefeito Edvard Colombo, traz para a Estância de Ibirá, cursos e programas desenvolvidos pelo Sistema FAESP- SENAR/SP, através de convenio entre o sindicato rural patronal de Catanduva, a Casa da Agricultura e a Prefeitura Municipal da Estância de Ibirá, que não mediu esforços para firmar mais uma parceria.
A palestra visou despertar nos produtores rurais e interessados presentes, o desejo de ingressar neste tipo de negócio.
Estiveram presentes no evento, além dos convidados,seu organizador,o Vice-prefeito Edvard Colombo, Sr. José Paulo Ravazzi, vice-presidente do sindicato patronal de Catanduva, o assessor de turismo da Estância de Ibirá Sr. Fernando Bonvino, os engenheiros agrônomos da casa da agricultura Sr. Tagli Dalpian e Sr.Vicente Augusto Geraldini, o vereador Capitão e o suporte impecável de Izaura Simedan Vila, agente de apoio agropecuário da casa de agricultura. O prefeito Biscoito estava em São Paulo participando de um encontro no Palácio dos Bandeirantes.
O programa é promovido pelo Sistema FAESP Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, o SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Catanduva.
Com o tema “Programa Turismo Rural: agregando valor à propriedade”, o facilitador do SENAR o Sr. Antonio Carlos Covolan, bacharel em turismo, falou com muita propriedade sobre o tema turismo de modo geral, fez um histórico e mostrou como ele gera divisas para o município. Falou dos aspectos voltados ao turismo na propriedade rural e que o mesmo é alternativa viável para agregar valor a propriedade rural salientou que as atividades na propriedade continuam no seu ritmo normal.
O programa turismo rural tem como objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural e que permite ao proprietário rural desenvolver o negócio com segurança
O público alvo do curso são os produtores rurais e seus familiares e a idade mínima exigida é de 18 anos para participar dos cursos. O número de participantes deve ser de 12 a 25 e no final do curso recebem certificado se preencherem requisitos de presença.
O programa tem duração de 240 horas e é gratuito, com início em março e término em novembro,as inscrições estão abertas e os interessados devem levar cópia do RG e CPF na casa da agricultura e falar coma Izaura.
“Estamos começando a fomentar novas formas de turismo para o município. O Turismo Rural, que já foi implantando com sucesso em vários municípios de São Paulo, chega com força em nossa cidade”- afirmou o vice prefeito Edvar Colombo.