A reclamação de 145 prefeituras paulistas sobre a contagem da população, realizada pelo IBGE no primeiro semestre do ano, foi ignorada pelo órgão, com a publicação de um relatório final do censo. Seis prefeituras da região – entre elas Fernandópolis e Votuporanga – reclamaram dos números do Instituto.
Prefeitos contestaram a diminuição da população, numa tentativa de evitar perda de receitas do Estado e da União e queriam a recontagem dos moradores.
Fernandópolis, que registrava 61,5 mil habitantes, teve sua população reduzida para pouco mais de 59 mil. Com isso, a Prefeitura estima perda de até R$ 100 mil em repasses do Fundo de Participação dos Municípios, em 2008.
Os números oficiais foram entregues ao Tribunal de Contas da União, dia 14, confirando que o país tem atualmente 183,9 milhões de habitantes nos 5.435 municípios. Nos últimos sete anos, o Brasil ganhou mais 14 milhões de habitantes, o que corresponde a um estado do porte da Bahia. Na Contagem, foram visitados 30 milhões de domicílios em todo o país.