segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

IaCor realiza segunda cirurgia de marca-passo definitivo

O IaCor – Instituto Avançado do Coração da Santa Casa de Fernandópolis – realizou na última semana a segunda cirurgia para implantação de marca-passo definitivo. O procedimento foi feito em…

O IaCor – Instituto Avançado do Coração da Santa Casa de Fernandópolis – realizou na última semana a segunda cirurgia para implantação de marca-passo definitivo. O procedimento foi feito em uma idosa de 88 anos que passa bem.

De acordo com o cirurgião cardiovascular e endovascular João Carlos F. Leal, da equipe da Santa Casa de Fernandópolis, a paciente submetida ao procedimento cardíaco apresentava BAVT (Bloqueio Atrioventricular Total), que é um tipo de arritmia que gera instabilidade cardiovascular e ocorre um baixo fluxo de sangue no cérebro.

“Nessa situação de bloqueios elétricos mais avançados a indicação é o implante do marca-passo definitivo, considerado pequena cirurgia, com o objetivo de evitar desmaios”, explica. O médico ainda afirma que nesse caso foi necessário implantar o marca-passo definitivo para que a paciente pudesse ter uma melhora na qualidade de vida.

A enfermeira Ana Paula Soler de Oliveira Carvalho, responsável pelo setor de hemodinâmica do IaCor, conta que na segunda-feira, dia 28, uma equipe formada por sete profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e raio-X da Santa Casa e de São José do Rio Preto realizaram a cirurgia na idosa. O procedimento aconteceu na sala de cirurgia do IaCor e durou cerca de 1h30.

“A paciente ficou o tempo todo monitorada, mas consciente. Ela saiu bem, conversando e vai voltar a ter uma vida normal”, destaca a enfermeira. No final de fevereiro a idosa deverá retornar ao Instituto para uma avaliação.

MARCA-PASSO

O marca-passo instalado na paciente foi acoplado por dentro da pele, no lado esquerdo, abaixo da clavícula. A enfermeira conta que o equipamento é de última geração e não muda a estética do corpo.

Para Ana Paula, a segunda cirurgia foi um sucesso e serviu para agregar conhecimento e troca de experiências entre a equipe de profissionais de Fernandópolis e a de São José do Rio Preto.

Já o médico completa que em razão do crescente número de intervenções cardíacas, o procedimento realizado pelo IaCor e Santa Casa melhora a rotina do serviço de cirurgia cardíaca e trás confiança para os pacientes da região.

PRIMEIRA

A primeira cirurgia de implantação de marca-passo definitivo aconteceu no dia 6 de setembro de 2013, em uma paciente de 89 anos que teve seu estado clínico agravado após uma parada respiratória.

Notícias relacionadas