sábado, 9 de maio de 2026

Hugo Motta acelera ritmo na Câmara para aprovar PEC da escala 6×1 ainda em maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, decidiu intensificar os trabalhos no Plenário para agilizar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que revisa a jornada de trabalho de seis dias por um de descanso, conhecida como escala 6×1. Com o objetivo de acelerar os prazos para que os parlamentares apresentem sugestões de mudanças ao texto na comissão especial, Motta convocou sessões deliberativas extras para as próximas segunda (4) e sexta-feira (8). A expectativa é que a lista oficial de votações para os próximos dias seja publicada ainda nesta sexta-feira (1º).

A movimentação estratégica foi acompanhada de uma mensagem direta aos trabalhadores. Em uma publicação nas redes sociais em comemoração ao Dia do Trabalho, o deputado reafirmou que a análise da proposta não ficará limitada aos debates teóricos. Ele destacou que a criação da Comissão Especial já é um passo concreto para que a discussão seja profunda, mas ao mesmo tempo rápida, garantindo que o compromisso da Casa é entregar um resultado efetivo para a sociedade.

Motta estabeleceu uma meta ambiciosa para o Legislativo: concluir a aprovação do texto ainda durante o mês de maio. O presidente da Câmara enfatizou que buscará conduzir o processo com o equilíbrio necessário para o país, ouvindo as demandas dos trabalhadores sem perder de vista a realidade econômica. Para ele, o momento exige que o Parlamento dê uma resposta clara sobre a jornada de trabalho, transformando o discurso de valorização do trabalhador em avanços reais na legislação brasileira.

Notícias relacionadas