segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

HPV: Fernandopolenses já podem receber segunda dose da vacina

Meninas de 11 a 13 anos de todo o Brasil começaram a receber, desde a última segunda-feira 01, a segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra…

Meninas de 11 a 13 anos de todo o Brasil começaram a receber, desde a última segunda-feira 01, a segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero.

A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o vírus por 5 anos. Em Fernandópolis a segunda etapa da vacinação também já começou.

A continuação da Campanha segue os mesmos moldes da primeira etapa que ocorreu em Março. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas no Brasil, atingindo 87,3% do público-alvo – uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo.

A vacina protege contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais. Este tipo de câncer é considerado grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina contempla ainda 2 tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais.

Em Fernandópolis a Campanha é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a de Educação, Diretoria Regional de Ensino e escolas privadas. As doses estarão disponíveis nas Unidades de Saúde e serão ministradas de acordo com a lista das escolas. Cada UBS ficará responsável por uma escola.

No município o total de meninas de 11 a 13 anos é de 1.239 e na primeira fase da Campanha 1071 foram imunizadas, o que equivale a uma cobertura de 86,44%, acima da meta que era de 80%.

Mais informações na Central de Saúde pelo telefone 3465 0566. Segue a lista com as escolas e as respectivas UBS’s:

·ESCOLAS-UNIDADES DE SAÚDE

·AFONSO CÁFARO ESF.WALTRUDES BARALDI (PLANALTO)

·PROF. ANTÔNIO TANURI ESF. AMÉRICO POSSARI (PARAÍSO)

·ARMELINDO FERRARI UBS. JOSÉ VERÍSSIMO DE MENDONÇA FILHO(GUANABARA)

-CARLOS BAROZZI ESF. DR ALEXANDRE ZILENOVSKI (BRASILÂNDIA)

·FERNANDO BARBOSA LIMA ESF. HEITOR MALDONADO (ARAGUAIA)

·JOAQUIM ANTÔNIO PEREIRA UBS. DR. GERCINO MAZZI (PÔR DO SOL)

·JOSÉ BELÚCIO ESF. ALBINO MININEL (PAULO SANO)

·LÍBERO DE ALMEIDA SILVARES SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

·PROFA. MARIA CONCEIÇÃO AP. BASSO ESF. JOÃO GARCIA PELAYO (BRASITÂNIA)

·SATURNINO LEON ARROYO ESF. ÉCIO VIDOTTI (VILA REGINA)

·SESI ESF. ALBINO MININEL (PAULO SANO)

·COLÉGIO ANGLO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

·COLÉGIO OBJETIVO ESF. ANTÔNIO PIVATO (PAULISTA)

-COLÉGIO COC SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

·COLÉGIO COOPERE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

·COLÉGIO AGRÍCOLA MELVIN JONES ESF. ANÔNIO PIVATO (PAULISTA)

TRÊS DOSES

A vacina também está disponível para aquelas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na Unidade de Saúde.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Notícias relacionadas