Um hospital em Kerala (Índia) virou alvo de revolta nas redes sociais após usar, sem autorização, uma foto do ator Morgan Freeman para divulgar a sua clínica de tratamento dermatológico. Os serviços anunciados incluíam a remoção de verrugas, marcas na pele, milia (quistos epiteliais benignos) e molusco contagioso (infecção, com relevo semelhante ao do umbigo, causado pelo poxvírus, um parente da varíola).
Após o anúncio viralizar, internautas acusaram o hospital de racismo ao se aproveitar de uma foto do famoso americano, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro, de 84 anos.
“Usando essa foto como amostra, eles estão alegando que todos podem ficar livres de rugas, da pele escura e de pigmentos”, postou o escritor indiano Rejimon Kuttappan.
Após a repercussão negativa, a direção da unidade de saúde decidiu retirar a placa e se desculpar com Freeman, assumindo ter cometido uma “gafe”, como definiu o caso.
De acordo com a dermatolgista Karina Scotelaro Alves, as pintinhas no rosto do ator de Hollywood são consequência de dermatose populosa nigra, que provoca lesões benignas principalmente no pescoço, no colo e na face.
“A dermatose populosa nigra (DPN) são lesões benignas , de número variável, conforme a tendência genética pessoal , que acometem principalmente pescoço, colo e face, e são mais frequentes em negros e mulatos, como Morgan Freeman. As lesões são pequenas, elevadas, de cor marrom escuro ou pretas, sem sintomas e começam como pequenos pontos escuros, que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores. O tratamento é simples e consiste na destruição das lesões por métodos como cauterização química, eletrocoagulação, laser ou criocirurgia. Vale ressaltar que o médico dermatologista deve ser consultado para avaliação, diagnóstico e tratamento de qualquer lesão de pele. Em hipótese alguma o paciente deve se autotratar com dispositivos como Pointer ou canetas de eletrocoagulação”, acrescentou a dermatologista ao PAGE NOT FOUND.
Freeman nunca afirmou se importar com a condição.