O Hospital Regional de Presidente Prudente realizou, nesta sexta-feira (21), uma captação de múltiplos órgãos. Foi a 14ª captação do ano na unidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do HR, foram captados o coração, pâncreas, fígado, rins e córneas.
O gesto de amor e solidariedade em doar os órgãos foi praticado pela família de um homem de 21 anos, que morreu após sofrer um acidente de trânsito e possibilitou o salvamento de sete vidas.
Os órgãos foram enviados para hospitais nas cidades de SP, Ribeirão Preto e Marília. Ainda segundo o HR, mais de 50 profissionais trabalharam direta e indiretamente para tornar a doação e captação possíveis.
A Polícia Militar fez a escolta dos órgãos até o aeroporto de Prudente, onde dois aviões aguardavam para fazer o transporte aéreo.
O cirurgião transplantador do Hospital Sírio Libanês, Ronaldo Honorato, disse que “é um trabalho essencial, pois para muitos pacientes a única saída para sobreviver é o transplante”.
Os trabalhos foram realizados com toda segurança necessária, obedecendo os protocolos do Ministério da Saúde devido a atual situação da pandemia da covid-19.
O Hospital Regional informou, também, que 66 órgãos foram doados neste ano, durante a pandemia. O número foi o dobro do registrado no mesmo período de 2019.