O Hospital do Câncer de Barretos terá uma unidade de Jales, com previsão de entrar em funcionamento em um mês, com atendimento em ambulatório para a prevenção do câncer. Além disso, a Fundação Pio XII, mantenedora do hospital de Barretos enviou para a região a carreta com médicos, enfermeiros e aparelhagem para atender Jales e outros municípios da região.
Para a execução do projeto, que deverá estar concluído em um ano, o Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 9,6 milhões e mais R$ 5,6 milhões para equipamentos. O prédio está localizado no prolongamento da Avenida Francisco Jalles e no local funciona atualmente a Fundação Masaru Kitayama.
No dia 5 de agosto, Boian Petrov, diretor financeiro do Hospital de Câncer de Barretos, veio a Jales conhecer as instalações e a estrutura física da Fundação “Masaru Kitayama”, objetivando a sua adaptação ao projeto que será executado.
Boian que estava acompanhado pelo deputado Vadão Gomes, foi recebido por Alessandro Ramalho presidente da Fundação “Masaru Kitayama”, Francisco Melfi, pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Léo Huber, diretor da fundação, pelo engenheiro Eduardo Voltan e a arquiteta Fernanda Viali responsáveis pela elaboração do projeto.
Petrov afirmou que veio conhecer o hospital e que dentro de 60 dias as obras serão iniciadas: “O objetivo da primeira etapa (4.600 m2) é o atendimento em quimioterapia, radioterapia, diagnóstico por imagem e exames. O hospital terá uma estrutura completa para o tratamento ambulatorial de câncer. O restante (11.000 m2) deverá ser concluído no prazo de um ano e vai atender 100 municípios”.
O deputado Vadão Gomes que está à frente da mobilização pela implantação do hospital do câncer em Jales, afirmou “que o objetivo é humanização do atendimento e a prevenção. Se a nossa região registra um maior número de casos de câncer, é porque aqui fazemos diagnósticos precoces. É preciso detectar o câncer no inicio, para que o tratamento tenha sucesso e a cura aconteça”.