Esta semana foi de acolhida aos 16 novos médicos que iniciam os programas de residência médica, oferecidos pelo Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis e pela Unicastelo de Fernandópolis. Ao todo, as duas instituições oferecem nove programas: Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Ortopedia e Traumatologia; Anestesiologia; Clínica Médica; Ginecologia Obstetrícia; Pediatria; Cirurgia Geral; Medicina da Família e Comunidade; e Medicina Física e Reabilitação.
Todas essas áreas de especialização médica utilizam a estrutura e a rotina hospitalar da Santa Casa como parte de seus programas. Para o médico Dieison Pedro Tomáz da Silva, formado no ano passado pela Unicastelo, a convivência com a equipe do Hospital de Ensino foi determinante na hora da escolha da instituição para sua especialização profissional em Clínica Médica. “Eu escolhi fazer a residência médica na Santa Casa porque já conhecia o serviço da instituição e os profissionais que seriam meus preceptores e que estarão comigo nesta nova fase”, explicou.
No primeiro contato com a instituição, os médicos participaram das atividades de integração, conhecendo a estrutura física, as rotinas do Hospital de Ensino, o trabalho de humanização, as normas de segurança e o funcionamento dos diversos setores, além da realização de visitas monitoradas às unidades do hospital.
Para a provedora, Dra. Sandra Regina de Godoy, a Santa Casa ganha ao participar da instrução e especialização de novos médicos. “Receber novos profissionais e contribuir para a formação dos mesmos é de extrema importância, é investir na qualidade da prestação de serviços e todos saem ganhando, desde nossos pacientes, nossa equipe e os próprios médicos”, pontua.
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O Programa de Residência Médica, confere ao médico residente o título de especialista.