O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) suspendeu temporariamente os pedidos de internação, depois que os leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria atingiram 100% de ocupação.
Segundo o HCM, a principal causa da falta de vagas foi o aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças, principalmente sintomas gripais, bronquiolite e pneumonia.
De acordo com avaliação dos especialistas, este aumento era previsto no final do primeiro semestre, mas começou a ser registrado recentemente. Além disso, casos neurológicos e cirurgias de urgência e emergência, que não têm a possibilidade de desmarcar, também contribuíram para a lotação do hospital.
Ainda segundo o HCM, a unidade realiza um plano de contingência para reorganizar a estrutura do hospital e aumentar o quadro de funcionários para ampliar o atendimento.
A Secretaria do Estado de São Paulo informou que, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), já esta prestando auxílio ao HCM para realizar transferências de pacientes para unidades de referências mais próximas.